Ficha de Projeto

Número do projeto: POCI-01-0247-FEDER-046095

Duração do projeto: julho de 2020 a junho 2023

Custo elegível: 7.998.174,16 €

Apoio financeiro FEDER: 5.294.145,89 €

Medida: I&DT Empresarial (Programas Mobilizadores)

Região de intervenção: Norte, Centro, Lisboa e Alentejo

Objetivos Principais do Projeto

PPS1 – Novas arquiteturas de veículos do futuro: Desenvolver, testar e demonstrar novos conceitos e novas formas de desenvolvimento e validação de produtos, tendo em conta as tendências do automóvel conectado, elétrico e autónomo.

PPS2 – Interiores do futuro: Desenvolver, testar e demonstrar novos materiais e novos processos em áreas nucleares do cluster automóvel nacional, nomeadamente, seguindo a tendência de thrid living space.

PPS3 – Estruturas e exteriores de futuro: Desenvolver, testar e demonstrar novos materiais e novos processos em áreas nucleares do cluster automóvel nacional, nomeadamente as estruturas.

PPS4 – Tecnologias de sensorização e conectividade: Capacitar a indústria para novas competências na área da conectividade e sensorização.

PPS5 – Tecnologias de produção flexível e digital: Desenvolver, testar e demonstrar novas tecnologias, metodologias e processos para a transformação digital do cluster automóvel nacional, no contexto da indústria 4.0.

PPS6 – Gestão, coordenação e disseminação: Garantir a gestão e coordenação do Projeto PAC, nomeadamente na vertente de gestão técnico-científica, administrativa e financeira e, ainda, de divulgação ampla e demonstração dos resultados.

PAC - Portugal AutoCluster for the Future

O projeto PAC, liderado pela Simoldes Plásticos, S.A., é um programa mobilizador estritamente alinhado com o plano de ação do Cluster Mobinov – Cluster Automóvel de Portugal. Decompõe-se em 6 PPS que se traduzem no desenvolvimento, teste e demonstração de uma nova geração de tecnologias, processos e produtos que promovam um novo posicionamento do cluster automóvel nas cadeias de valor globais do carro do futuro. As tecnologias a desenvolver centram-se nas áreas de arquiteturas de veículos do futuro, interiores do futuro, estruturas e exteriores do futuro, tecnologias de sensorização e conectividade e tecnologias de produção flexível e digital. Estruturado para uma duração de 36 meses, apresenta um consórcio, formado por 9 entidades empresariais e 12 entidades não empresariais, dotado de competências científicas e tecnológicas capaz de atingir os objetivos propostos, prevendo-se a conquista de uma dimensão e impacto multissectorial e multiregional.