Portugal AutoCluster for the Future

Image

CLUSTER AUTO PORTUGAL

Image
Image

Quem Somos

O PAC - Portugal AutoCluster for the Future é uma iniciativa que visa gerar "know How" na área da Mobilidade e Economia Verde, ligados aos vectores:

01.Conectividade & Digitalização

02.Economia da Partilha

03.Descarbonização

04.Concentração nas Cidades

05.Crescimento da Mobilidade

Projeto Mobilizador

O Projecto Portugal AutoCluster for the Future (PAC), liderado pela Simoldes - Plásticos, S.A., é um programa mobilizador, que visa endereçar desafios tecnológicos identificados no sector automóvel nacional, a fim de alavancar a competitividade das entidades do sector nacional e o seu posicionamento no contexto internacional.
Image

Investigação & Desenvolvimento

O projeto reveste-se de um carácter mobilizador e estruturante que ambiciona, através de ações concretas de investigação e desenvolvimento em domínios críticos e emergentes para o setor, contribuir efetivamente para um novo posicionamento do cluster automóvel nacional nas cadeias de valor globais do veículo do futuro.

Mobilidade & Futuro Automóvel

As mais recentes tendências da mobilidade, sobretudo urbana, apontam claramente para uma transformação disruptiva do veículo automóvel, com repercussões que se estendem a toda a cadeia de valor. Em primeira instância impulsionada pelos desafios do desenvolvimento sustentável e da mobilidade, mas ao mesmo tempo fortemente potenciada pela generalizada revolução digital que atinge todos os negócios tradicionais e que determina novas formas de utilização. Efetivamente, o desafio da mobilidade acontece num contexto de profundas alterações socioeconómicas, com impacto em toda a cadeia industrial e de serviços.
Image
Image
Conectividade e Digitalização

Conectividade e Digitalização

Conectividade total de pessoas e objectos, acesso a informação em ambientes digitais no acelerar de novos processos industriais.
Economia da Partilha

Economia da Partilha

Novos padrões de consumo dão privilégio do acesso e uso em detrimento da propriedade.
Descarbonização

Descarbonização

Pressão para descarbonização e a aposta em novos modelos energéticos.
Concentração nas Cidades

Concentração nas Cidades

Concentração da população nas cidades dos atuais 5º% para 70% em 2015. É nas cidades que se concentra grande parte do impacto ambiental associado aos transportes.
Crescimento da Mobilidade

Crescimento da Mobilidade

As necessidades de mobilidade de pessoas aumenta 40% na EU até 2050 e, as mercadorias aumentarão até 60%.
Image

Desafios do Desenvolvimento Sustentável da Mobilidade

O setor da mobilidade, em particular a urbana, é atualmente influenciado por tendências que redefinem os modelos de desenvolvimento socioeconómico.

Parceiros do Projeto
Image