Portugal AutoCluster for the Future

Fundamentos do Projeto PAC

O projeto reveste-se de um carácter mobilizador e estruturante que ambiciona, através de ações concretas de investigação e desenvolvimento em domínios críticos e emergentes para o setor, contribuir efetivamente para um novo posicionamento do cluster automóvel nacional nas cadeias de valor globais do veículo do futuro. As mais recentes tendências da mobilidade, sobretudo urbana, apontam claramente para uma transformação disruptiva do veículo automóvel, com repercussões que se estendem a toda a cadeia de valor. Em primeira instância impulsionada pelos desafios do desenvolvimento sustentável e da mobilidade, mas ao mesmo tempo fortemente potenciada pela generalizada revolução digital que atinge todos os negócios tradicionais e que determina novas formas de utilização. Efetivamente, o desafio da mobilidade acontece num contexto de profundas alterações socioeconómicas, com impacto em toda a cadeia industrial e de serviços.
Este programa mobilizador foi estruturado para uma duração de 36 meses, prevendo-se o envolvimento de mais de 180 recursos altamente especializados (incluindo 31 doutorados) e um investimento total de aproximadamente Euro 10 Milhões.

Fundamentos do Paradigma

Crescente Urbanização

Crescente Urbanização

> Aumento da população urbana.
> Aumento do número de veículos.
Impacto da Mobilidade

Impacto da Mobilidade

> Emissões originadas pelos transportes.
> Custos da Mobilidade.
Modelo de Mobilidade

Modelo de Mobilidade

> Elevada dependência do Automóvel.
> Baiz coordenação interoperabilidade.
Image

Principais Drivers do Novo Paradigma da Mobilidade

Mobilidade Flexível (on-demand)

Mobilidade Flexível (on-demand)

Conectividade

Conectividade

Electrificação

Electrificação

Condução Autónoma

Condução Autónoma

A Indústria Auto & Mobilidade

A indústria da mobilidade (no qual o automóvel se insere) desempenha um papel fundamental na economia e na sociedade, sendo um importante empregador e um motor indispensável para a competitividade da economia da União Europeia e do mundo. Agregando apenas os dados da indústria automóvel e do sector dos transportes, esta parte da “indústria da mobilidade” representa, só na Europa (EU), segundo dados da ACEA, cerca de 6.8% do PIB e 6.1% de emprego, empregando cerca de 13.3 milhões de pessoas, sendo o maior sector em termos de investimento anual em I&D, com mais de 54 mil milhões investidos e cerca de 8 700 patentes registadas em 2017.

Principais Desafios da Indústria Auto?

A massificação de tecnologias disruptivas e a transformação digital associadas aos processos produtivos, logísticos entre outros (conectividade, dados, inteligência artificial, produção inteligente) colocam desafios à sua rápida compreensão, seleção e adoção.
Image

Desafios do Projeto

PPS 01: Novas Arquiteturas de e para Veículos;
PPS 02: Desenvolvimento de Interiores do Futuro;
PPS 03: Estruturas e Exteriores dos Novos Veículos;
PPS 04: Novos Desafios da Conetividade;
PPS 05: Cooperação Automatizada;
PPS 06: Produção Flexível e Digital.